Carta Educativa Carta Educativa

Voltar

Carta Educativa

A Carta Educativa do Município de Vila Verde foi aprovada e homologada pela Ministra da Educação, numa cerimónia pública que decorreu em Viana do Castelo no dia 20 de Dezembro de 2006. Trata-se de um instrumento fundamental de planeamento e gestão da rede escolar, onde são definidas e calendarizadas estratégias a curto médio e longo prazo.

Introdução
Texto introdutório da Carta Educativa, onde são definidos os objetivos do documento e especificada a forma como os conteúdos estão organizados.

Metodologia
Definição das metodologias utilizadas e das fontes consultadas na elaboração do documento.

Parte I
Breve caracterização do Concelho em termos históricos, geográficos, físicos e demográficos, nomeadamente, localização geográfica e evolução populacional.

Parte II
Caracterização do Concelho no que respeita ao tecido sócio – económico, por sectores de atividade, níveis de instrução da população e ainda rede viária.

Parte III
Caracterização do Concelho em matéria de saúde e assistência, ação social, oferta de equipamentos sociais, parque habitacional e equipamento hoteleiro associado ao sector do turismo.

Parte IV
Diagnóstico da Educação no Concelho de Vila Verde, no seu conceito mais lato e em todos os níveis de ensino, nomeadamente, parque escolar, população escolar, níveis de insucesso escolar, níveis de abando escolar e circuitos de transporte.

Agrupamento do Pico
Retrato da realidade educativa no Agrupamento de Escolas do Pico de Regalados, nomeadamente, parque escolar e população docente e discente.

Agrupamento da Ribeira
Retrato da realidade educativa no Agrupamento de Escolas da Ribeira do Neiva, nomeadamente, parque escolar e população docente e discente.

Agrupameto de Moure
Retrato da realidade educativa no Agrupamento de Escolas de Moure, nomeadamente, parque escolar e população docente e discente.

Agrupamento de Prado
Retrato da realidade educativa no Agrupamento de Escolas de Prado, nomeadamente, parque escolar e população docente e discente.

Agrupamento de Vila Verde
Retrato da realidade educativa no Agrupamento de Escolas de Vila Verde, nomeadamente, parque escolar e população docente e discente.

Projeções
Projeção da evolução do número de alunos, nos vários níveis de ensino, num horizonte temporal de 10 anos.

Parte V
Identificação das principais assimetrias e constrangimentos existentes no Concelho em matéria de Educação, e definição de medidas/ações concretas a realizar, a curto, médio e longo prazo, por território educativo.

Plano de execução
Cronograma das ações a desenvolver e quadros síntese das medidas a concretizar por território educativo.

Para descarregar o documento (em formato .pdf):
Carta Educativa - Introdução
Carta Educativa - Capítulo 1
Carta Educativa - Capítulo 2A
Carta Educativa - Capítulo 2B
Carta Educativa - Capitulo 3
Carta Educativa - Capítulo 4
Carta Educativa - Capitulo 5


Adenda à Carta Educativa

Decorridos alguns anosdesde a elaboração da Carta Educativa, impôs-se, por força de novas orientações legislativas e pelo evoluir natural da realidade escolar, algumas alterações nas ações a concretizar em termos de rede escolar, nos vários territórios educativos concelhios.

Nota introdutória

Plano de execução


Conselho Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação

O Decreto – Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, alterado pelas Leis  n.os 41/2003, de 22 de...

Projectos e atividades Projectos e atividades

Refeições Escolares

O fornecimento das refeições escolares é da competência dos municípios no que respeita à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico da rede pública. No âmbito do “ Programa de...

Regime da Fruta Escolar

O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo –...

Escola + Verde

PROJETO ESCOLA + VERDE O Município decidiu, pelo 7º ano consecutivo, dar continuidade a este projeto no ano letivo 2016/17, pois considera importante que se continue a trabalhar as...

PEA Plataforma de Ensino Assistido

A plataforma de ensino assistido utilizada ao longo dos últimos anos, teve na sua génese a necessidade de implementar uma gestão mais eficiente dos processos ligados ao setor da...

Ações de Formação - Documentação

Atendendo à função cada vez mais interventiva dos Municípios no processo educativo das suas comunidades, o Serviço de Educação tem promovido ações de formação, em parceria com várias entidades, em...