Bandas de Música Bandas de Música

Banda Musical de Vila Verde     

A Banda Musical de Vila Verde foi fundada em 31 de Outubro de 1936 por uma comissão, composta pelos seguintes elementos: Aníbal Feio Soares de Azevedo, António Augusto dos Santos, Manuel de Oliveira e Abílio Silva, com a denominação de Banda dos Bombeiros Voluntários, sob a regência do Sr. Abílio Silva.
Em 1939, a Banda adquiriu uma nova dinâmica pela mão do Sr. Dr. António Ribeiro Guimarães, que passou a pertencer à Direcção. A Banda adquiriu, então, a denominação de Banda Municipal de Vila Verde.
No ano de 1955, a regência da Banda passou a ser feita pelo Maestro Ferreira Pais, vindo a ser suspensa, em 1969, por motivos de saúde do Sr. Dr. António Ribeiro Guimarães, ilustre diretor.
Chegados ao ano de 1972, António Fernandes Soares Marinho, José Soares da Silva Lago, Manuel Augusto e António Fernandes Lago criaram os Estatutos Legais e a Banda passa a associação, denominando-se, a partir do referido ano, Banda Musical de Vila Verde. Mais uma vez por motivos de saúde, desta feita do seu maestro, a Banda suspende a atividade no ano de 1974.
Já no ano de 1981, retoma a sua atividade com a denominação de Sociedade de Educação e Recreio Banda Musical de Vila Verde, tendo como maestro o Sr. Alexandre Fonseca, que foi substituído pelo seu irmão, Agostinho Fonseca, em 1985.
Em 1991, assume o cargo de regente, Filipe Lopes da Silva, cargo que viria a deixar no ano de 1996, regressando então Agostinho Fonseca à regência da Banda, até 2002.
Na época de 2002-2003 a Banda Musical de Vila Verde apresenta um plantel de 45 elementos nos mais variados naipes que a constituem; tem ainda a funcionar uma Escola de Música com cerca de 36 alunos, sendo leccionadas as disciplinas de Educação Musical e Instrumento por três professores sob a supervisão do maestro da referida Banda.
A Banda Musical de Vila Verde atravessa atualmente um dos seus melhores momentos tendo no comando da batuta o Maestro Ferreira da Silva.

Banda Musical de Aboim da Nóbrega     

Não se sabe ao certo a data da fundação da Banda de Música de Aboim da Nóbrega. O documento mais antigo é uma partitura com cerca de 200 anos, mas julga-se que a banda de música será mais antiga.

Historial – Banda Musical de Aboim da Nóbrega
A Banda Musical de Aboim da Nóbrega é centenária, não se sabendo ao certo quando se deu a sua fundação. Segundo os dizeres de pessoas mais velhas e outras já falecidas, a Banda de Música de Pedregais foi fundada no ano de 1735, nessa data a Banda de Música de Aboim da Nóbrega já existia.
Segundo relatos de algumas personalidades, a Banda Musical de Aboim da Nóbrega já animava as festas em Santo António Mixões da Serra, local que possui coretos datados do século XVI onde se pensa que a banda já atuava nessa época.
Apesar de algumas dificuldades por qual tem passado, principalmente ao nível do instrumental e do abandono de músicos por motivos diversos, encontra-se atualmente num processo de rejuvenescimento dinamizado e potenciado pela sua escola de música, coro e orquestra juvenil.
Manuel João da Rocha, falecido no ano de 2006, foi Presidente desta Banda de Música cerca de 35 anos, agora o actual Presidente é Carlos António de Sousa Alves, que exerce este cargo há cerca de 10 anos.

Atualidade
A banda, atualmente, é constituída aproximadamente por cerca de 50 elementos. Temos que destacar o facto de a banda ser formada maioritariamente por músicos da freguesia e de esses músicos serem na sua maioria jovens entre os 11 e 23 anos.
A direção Artística da banda musical está ao cargo do jovem (25 anos) maestro José Duarte Carvalhosa desde 2008, sucedendo ao maestro Joaquim Mendes.
O bom ambiente que a banda oferece é uma das características mais destacadas pelos músicos que vão passando pela banda, além da boa qualidade musical que a banda possui, mesmo sendo uma banda de músicos amadores. Salienta-se a frequência da Academia de Música Fernandes Fão, Pólo de Ponte de Lima, de alguns dos alunos da escola de música da banda.
A escola de música, coro e orquestra juvenil são também actividades que se inserem na banda musical.

Curriculum do Maestro
José Duarte Monteiro Carvalhosa nasceu em S. Martinho da Gandra – Ponte de Lima, em 1984. Iniciou os seus estudos musicais com 8 anos de idade numa escola de música da sua terra e em 1994 continua os seus estudos na Escola de Música da Banda de Música de S. Martinho da Gandra, na classe de clarinete, fazendo a sua primeira actuação em 1995. Em 1999 ingressou na Escola Profissional de Viana do Castelo na Classe de Clarinete com o professsor Francisco Perez e posteriormente do professor Mário Bezerra, trabalhando ainda em Música de Câmara e Orquestra com professores como Miguel del Castillo, Cristóbal Soler, Jaroslav Mikus, Vasco Pearce de Azevedo, António Saiote, Paul Wakabayashi, Jan Cober, entre outros. Em 2002 realizou um Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas, com os professores Francisco Ferreira e José Pedro Figueiredo, orientado pelo Maestro Dr. Tristão Nogueira. Entre 2002 e 2006 frequentou a licenciatura em Educação Musical da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Em 2005 é nomeado director Artístico da Orquestra Juvenil da Banda Musical de Aboim da Nóbrega, do Côro da respectiva Banda e ainda responsável pela escola de Música. Em 2008 assume a Direcção Artística da Banda Musical de Aboim da Nóbrega. Atualmente e, desde 2007, é membro da Direcção Pedagógica da Academia de Música Fernandes Fão; é Director Artístico da Banda Musical de Aboim da Nóbrega; É Professor de Iniciação musical, Classes de Conjunto e Área de Projecto na Academia de música em questão; é o coordenador das Actividades de Enriquecimento Curricular de Música do Município de Ponte de Lima, é formador dos professores de música a trabalhar nas atividades em questão e é Professor de Expressão Musical da Escola Secundária de Ponte de Lima.