Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Mais de 3100 alunos do concelho de Vila Verde já visitaram a Casa do Conhecimento

A Casa do Conhecimento levou a cabo, durante 8 semanas, um programa destinado a alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 9º anos de escolaridade, que abrangeu cerca de 3100 alunos. O programa composto por quatro atividades distintas abrangeu visitas guiadas, atividades “30’ de...”, atividade com drones e de robótica.

A visita guiada passa pelos vários espaços da Casa do Conhecimento, com o objetivo de dar a conhecer, experimentar e usufruir das diferentes interações, conteúdos e instalações. No Auditório é exibido um conteúdo estereoscópico, intitulado - “ Uma viagem pelo 3D”, que explica como funciona a estereoscopia. A Sala das Tecnologias Criativas contempla várias áreas orientadas, nomeadamente, para a impressão 3D , para a robótica, para a realidade aumentada e para aplicações desenvolvidas em Processing. A Sala de Exposição interativa dispõe de uma parede com jogos interativos, de mesas interativas multitoque com a temática dos Lenços de Namorados e das Lendas do concelho de Vila Verde, uma réplica do exemplar escultórico de Guerreiro de S. Julião, na qual é exibida em vídeo mapping, uma pequena narrativa do quotidiano do povo da Cultura Castreja. A Sala Imersiva pretende criar um ambiente de imersividade multissensorial, apelando a quatro dos cinco sentidos , visão, audição, olfato e tato. A Sala de Formação que, atualmente, disponibiliza os jogos do “Digital Fruits”, uma medida de acompanhamento do Projeto Regime de Fruta Escolar. A Sala Polivalente oferece mais um espaço dedicado à robótica.
A atividade “30´ de...” procura proporcionar, aos alunos de 9º ano, um momento de conhecimento e reflexão sobre temáticas diversificadas. Durante estas 8 semanas foram realizadas 11 sessões desta atividade, subordinadas aos temas “Criatividade e Fantasia” e “O programa de computador mais pequeno do mundo que faz algo de interessante”.
A atividade de Robótica, dirigida a alunos do secundário, consistiu numa demonstração explicativa de vários componentes de robótica, suas funções e aplicações. Assim como, de alguns robots e suas funcionalidades.
A atividade com Drones que decorreu na Sala Polivalente foi desenvolvida pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) com alunos do Curso Vocacional da EB2,3 de Vila Verde, com o objetivo de programar drones utilizando a linguagem de programação Tynker.

Podemos considerar que este período de visitas e atividades teve um impacto muito positivo nos participantes, tendo em conta a avaliação que os visados fizeram das mesmas.

21 de dezembro de 2016

GALERIA FOTOGRÁFICA


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.