Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

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Casa do Conhecimento promove atividade de programação de drones

No passado dia 29 de novembro, a Casa do Conhecimento em parceria com o Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), e no âmbito da Rede de Clubes da Casa do Conhecimento, desenvolveu uma atividade de programação de tangíveis, designadamente com Drones.
Ao longo de um dia, uma turma de alunos do Curso Vocacional da EB2,3 de Vila Verde participou na atividade, com uma atitude curiosa e participativa.
Esta atividade que teve como instrumentos de trabalho alguns Drones, usou a linguagem de programação Tynker. Os trabalhos iniciaram-se com uma breve introdução ao ambiente de programação, com o objetivo dos participantes se apropriarem dessa linguagem, para que com ela definissem um percurso para os Drones. O espaço da Sala Polivalente, foi a área de ação para os Drones, sendo em função deste espaço programado o percurso para eles se movimentarem, tendo que subir, descer, voar em linha reta e contornar obstáculos. A atividade terminou com uma demonstração do trabalho desenvolvido pelos intervenientes, onde foi possível verem-se Drones a circular pela sala.
Devido ao interesse e motivação demonstrada por este grupo em avançarem na linguagem de programação e experimentarem os seus resultados, ficou em aberto a realização de futuras sessões.

30 de novembro de 2016


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.