Missão Missão

Promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais. A Casa do Conhecimento tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.

Eixos de programação Eixos de programação

Tecnologias Inclusivas

A Casa do Conhecimento permite o acesso às tecnologias da informação no contexto da Sociedade da Informação numa lógica inclusiva, disponibilizando um conjunto de serviços que possibilitam o acesso a tecnologias aplicadas em contextos do quotidiano, contribuindo desta forma para fomentar a inclusão digital e social.

Tecnologias Educativas

O Município de Vila Verde pertence à Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma iniciativa que vai ao encontro de um conceito de educação amplo e plural, que abarca contextos de educação formal e não-formal. Neste sentido, a Casa do Conhecimento representa um contributo relevante para a implementação de uma cidade educadora ao constituir-se como uma infraestrutura urbana de cariz tecnológico para a conectividade digital, disponibilizando um centro de recursos partilhado para a comunidade escolar, na área das tecnologias educativas.

Tecnologias Criativas

A Casa do Conhecimento é um espaço aberto às tecnologias criativas, que na sua amplitude, permitem desenvolver processos de aprendizagem e criatividade, passando por etapas de experimentação, exploração e reflexão.

Notícias Notícias

Voltar

Casa do Conhecimento lança 5ª Edição do MobiCurtas

Uma atividade carismática que desafia os jovens a pôr à prova a imaginação e a criatividade em meios tecnológicos
A 5ª Edição do Mobicurtas teve o seu início no passado dia 11 e 12 de janeiro. Durante estes dias decorreram três workshops subordinados ao tema O vídeo como matéria-prima, frequentados por 130 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado e Vila Verde e da Escola Secundária de Vila Verde.
O MobiCurtas, uma atividade da Casa do Conhecimento em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, distinguido em Barcelona no âmbito da Rede Internacional de Cidades Educadoras, tem como objetivo desafiar os participantes a utilizarem as tecnologias para a produção de conteúdos digitais.

Com esta edição pretende-se que os participantes se proponham a (re)criar uma composição imagética animada, com base em ferramentas digitais, dando origem a uma nova curta-metragem. A imaginação e a criatividade, a par dos meios tecnológicos anteriormente referidos, são os motores essenciais para esta produção. Olhar para uma curta-metragem, focalizá-la, observá-la, desconstruí-la e construí-la numa perspetiva diferente, é o desafio. Nesta Edição do Mobicurtas não há apenas espaço para um “olhar” sobre o mesmo conteúdo, mas para vários “olhares”. Ser diferente, marca a diferença.

Esta 5ª Edição será desenvolvida em três fases distintas, sendo a primeira de workshops sobre a temática de vídeo, com uma breve apresentação da sua origem e evolução histórica, da dinâmica da fotografia e do vídeo, das etapas para a realização de um vídeo, das possíveis aplicações a ser usadas e das suas potencialidades. A segunda fase será a de produção dos conteúdos , desenvolvida em contexto escolar em articulação com a Casa do Conhecimento. A terceira, e última, fase será a de exibição das curtas-metragens produzidas, prevista para o mês de maio.

O MobiCurtas constitui-se uma atividade carismática da Casa do Conhecimento que ao longo de cinco edições, mantém sempre o seu carácter inovador.

13 de janeiro de 2017

 

GALERIA FOTOGRÁFICA

 


Espaços Espaços

Teatro Virtual 

Auditório multimédia dotado de um sistema de projeção estereoscópica (3D).

Sala das Tecnologias Criativas

Área de exposição destinada às tecnologias criativas, onde poderão estar, em modalidade temporária, módulos de robótica, eletrónica, realidade aumentada, impressão 3D.

Exposição Interativa Área de exposição onde se pode interagir com módulos interativos.

Sala Imersiva

Espaço constituído por um sistema audiovisual, proporcionando um ambiente imersivo.
Salas de Formação/Polivalente 
Duas salas versáteis, equipadas com sistemas de projeção multimédia e quadros interativos para formação, de instalação de laboratórios temáticos, exposições, workshops.