Projetos Projetos

A Biblioteca professor Machado Vilela desenvolve uma série de projetos em prol da comunidade, principalmente com crianças e jovens, a fim de incentivar para a leitura.


A Hora do Conto - Uma das atividades que a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela promove é a “Hora do Conto” que consiste na apresentação de contos às crianças, usando um leque variado de estratégias.

O objetivo é despertar o interesse pelos livros e pela leitura, procurando provocar nas crianças uma experiência profunda e positiva de contacto com a linguagem e expressão oral e escrita. As sessões são dirigidas essencialmente a crianças entre os 3 e os 10 anos.

Os contos são apresentados na “Sala do Sonho”, mas por vezes e em ocasiões especiais, torna-se necessário a deslocação para outros locais.

 


História Andarilha - A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, na demanda de criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, realiza anualmente, a atividade de animação de leitura “História Andarilha”.

O projeto baseia-se na apresentação de um conto de escola em escola, englobando, todas as escolas JI e EB1 do Concelho em atividade letiva. Na História Andarilha o livro funciona como elemento fundamental a partir do qual a atividade é desenvolvida.


Atelier Temático - Uma atividade direcionada para as crianças, partindo da leitura de uma história, as crianças recriam essa mesma história através da pintura, desenho ou recorte. Esta atividade, tal como as outras atividades da Biblioteca, tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura, fazendo com que as crianças sejam as personagens da história.


Histórias Contadas - Memórias Trazidas é um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço de Ação Cultural e da Biblioteca Municipal que tem como objetivo trabalhar com os Lares de Idosos e Centros de Dia do concelho de Vila Verde. As histórias são um ponto de partida para despertar a memória dos mais velhos. A idade e a sabedoria permitem o reavivar de usos, costumes, tradições e de todo o Património Cultural Imaterial.


O Projeto "Ler, Ver e Criar – O Papel dos Adolescentes", dirigido para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário, aborda e explora três áreas , a leitura, a escrita e a imagem. Reconhecendo a importância da leitura, fonte de informação, conhecimento e enriquecimento cultural e vocabular, este projeto tem como objetivo incentivar os jovens para a leitura e consequentemente para o exercício da escrita e associação de imagens. Em suma, pretende dotar os jovens de conhecimento, espírito crítico e criativo.